ATIS

Escolas começam a utilizar o sistema de HORA DE VOO SECA

O Brasil entra na onda da “Hora Seca”, modelo amplamente utilizado em escolas nos EUA que permite uma maior transparência no processo de venda onde o combustível é pago pelo aluno diretamente para a distribuidora, o que gera uma economia considerável no final de um pacote de horas de voo, por exemplo.

O aluno recebe o avião para sua instrução com tanque cheio e o devolve novamente cheio…. simples assim!

Eduardo Faraco, diretor da VOE FLORIPA (Florianópolis-SC), foi o pioneiro a implantar este sistema no Brasil. “Nós estudamos muito o modelo e como ele funciona nos EUA, entendemos as adequações necessárias para a realidade brasileira e iniciamos os testes em janeiro com um grupo pequeno que aceitou participar. Consolidamos em fevereiro, ampliamos para todos os clientes e, para nossa boa surpresa, a adesão foi bastante significativa.

No modelo de hora cheia sempre há um custo agregado que é o valor dos impostos que recaem sobre serviços, invariavelmente repassados ao aluno, o qual acaba pagando mais caro por litro de AVGAS consumido. Além disso, o combustível é parte expressiva do custo da hora de voo e é algo que se paga à vista, dificultando o parcelamento.

horaseca

Faraco também comenta que não é só a vantagem financeira que faz com que a hora seca seja mais inteligente. O aspecto do planejamento de navegação, levando em conta melhores locais para abastecimento, correção de mistura adequada e controle do consumo com maior precisão, são gerenciamentos que devem ser desenvolvidos em um piloto profissional.

Em Minas Gerais, a NET Aviation também já implantou esta novidade e a diretora Danielle Magalhães destaca mais uma vantagem: “Negociando com a distribuidora de combustível do aeroporto de destino, o aluno pode conseguir desconto e escolher a forma de pagamento mais adequada para seu bolso“.

Daqui pra frente esse formato de venda de horas de voo poderá se espalhar para todo o país e, dentre todas as vantagens, será a de deixar o aluno ter a capacidade de planejar seus voos com mais cuidado e voar a aeronave com mais ajustes finos que, no final, lhe trará mais economia e experiência.

Para conhecer as escolas parceiras do portal pilotocomercial que já nos avisaram e trabalham com este sistema, basta fazer a busca na página principal e escolher, no grupo “Estrutura”, o item “Hora Seca”.

voefloripa_horaseca

netaviation_horaseca

x

Check Also

ENCERRADO: Sorteio OUTUBRO ROSA: Maquete do E195 da AZUL foi para Ribeirão Preto-SP | Danil Maquetes

Compartilhar Esta maquete do EMBRAER 195 com pintura da AZUL (26 cm) foi ...