Voo Noturno – Memória da Aviação nos Garimpos do Baixo Amazonas | Wilson Pereira da Silva

livro_voonoturno_wilson2015

 

Na década de 1980, milhares de trabalhadores foram atraídos pelo desejo de enriquecer nos garimpos da Amazônia brasileira. Voo noturno é um livro sobre esse sonho. A história é contada do ponto de vista daqueles que sobrevoavam as matas para encontrar perigosas pistas clandestinas, para onde levavam e de onde traziam as ilusões dos que deixaram sua terra natal em busca de uma nova vida.

Os pilotos vinham de todo Brasil para ajudar a construir aquele sonho e conheceram de perto as mazelas e contradições da vida nos garimpos. Nos aviões de pequeno porte transportavam quase sempre com sobrepeso pessoas, alimentos, ferramentas, materiais de construção, armas, remédios, e também muitas cartas repletas de saudade.
Por meio das memórias de Wilson Pereira da Silva, somos todos convidados a adentrar um passado cheio de aventuras e conhecer alguns dos personagens que viveram o fausto e a decadência dos garimpos do Baixo-Amazonas. Grandes amizades, histórias de superação e lealdade são contadas junto com outras tantas marcadas pela violência brutal e acidentes trágicos.

A experiência da garimpagem deixou marcas profundas na floresta, nas margens dos rios, mas também nos corpos dos trabalhadores, nos corações das famílias daqueles que nunca retornaram, nas vidas de todos os que passaram por lá e jamais poderão esquecer.
Trazer à tona essas lembranças sempre foi para Wilson Pereira da Silva um dever social, uma forma de homenagear todos aqueles com quem dividiu muito trabalho e alguns anos de sua juventude. Sobretudo, escrever e publicar suas memórias foi a forma por ele encontrada de não se deixar esquecer.

Caroline Fernandes Silva
Maio/2013

One comment

  1. Wilson Pereira da silva Pereira ( face )

    O Livro Voo Noturno: nos transporta a um passado recente, onde nós pilotos e garimpeiros, por muitas décadas construímos estas histórias, e produzimos muitas riquezas para este país !!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*